Os 10 melhores livros para os pais que li em 2018

Tempo de leitura: 6 minutos

Por Eduardo M. R. Lopes

Depois da lista sobre os 10 melhores livros infantis que li em 2018 (clique aqui para conferir), chegou a hora de listar os 10 melhores livros sobre paternidade e relacionados ao mundo infantil que me encantaram em 2018.

Como nesta lista há livros que foram comprados tanto no Brasil como em Portugal, indicarei no título aonde ele foi comprado, pois pode ser que ele ainda não tenha sido lançado no outro país ou pode ser que ele tenha um título diferente.

Vamos lá?

1- Kafka e a boneca viajante – Jordi Sierra i Fabra (Brasil)

Ganhei este livro sensacional no meu aniversário e ele já entrou também na minha lista dos 10 melhores livros (que li) de todos os tempos.

O livro é a recriação da história (reza a lenda que verídica) de quando o grande escritor Franz Kafka encontrou uma menina num parque e ela estava chorando porque havia perdido sua boneca.

Comovido, ele então inventou a estória de que era um carteiro de bonecas e que aquela boneca “na verdade” havia viajado.

Ele passou a escrever todos os dias uma cartinha, como se fosse a própria boneca, e a entregava para alegrar o dia da menina.

Kafka morreria logo depois deste episódio e as cartinhas originais nunca foram encontradas, mas isto foi o suficiente para o Jordi Sierra i Fabra recriar com maestria a história e o que seria o conteúdo das cartas, fazendo deste um livro absolutamente lindo e que provavelmente é o melhor livro que um pai de menina irá ler na vida.

2- A parte que falta – Shel Silverstein (Brasil)

Este é um livro genial que serve tanto para os pais lerem para os filhos como também para qualquer adulto ler mesmo que não tenha filhos.

As ilustrações são minimalistas e aqui acompanharemos a aventura desse simpático ser circular que segue em busca da parte que está faltando para fazê-lo um círculo completo, pois ele acha que somente assim é que poderá viver feliz.

Será?

3- Nem mais um pio! – Brian Gordon (Portugal)

Ser pai é uma linda aventura, mas no dia a dia nem tudo são flores e selfies sorridentes nas redes sociais.

Aqui, o Brian Gordon retrata justamente esse lado B da vida cotidiana com os filhos, mostrando através de quadrinhos a dura vida como ela é.

E é engraçada até dizer chega!

4- Papai punk – Jim Lindberg (Brasil)

Este é outro livro que retrata “a vida como ela é”, mostrando a história de um sujeito rebelde, que montou uma banda de punk rock e passou a vida inteira fomentando a rebeldia em suas músicas e nos shows pelo mundo afora, mas que nos últimos tempos tem tido que administrar em casa a rebeldia das suas três filhas.

Fácil, né?

Como está na contra capa: “Um relato sincero e divertido. Para ler ouvindo Ramones e esquentando a mamadeira do bebê”.

5- Abrace seu filho – Thiago Queiroz (Brasil)

Este aqui é o livro do Thiago Queiroz do blog Paizinho Vírgula, que é um dos meus blogs favoritos.

Aqui ele nos conta como a disciplina positiva e o amor mudaram totalmente a sua forma de se relacionar com os filhos, e como ela também poderá te ajudar a ser um pai melhor e mais presente.

É leitura básica para qualquer pai independente da idade dos filhos.

6- A educação dos sentidos – Rubem Alves (Brasil)

Ainda estou no meio da leitura e nem preciso terminá-lo para inclui-lo nesta lista.

Afinal de contas, as crônicas do mestre Rubem Alves são atemporais e um convite eterno a repensarmos a educação e a forma como somos para convivermos e aprendermos com as crianças/filhos.

Lindo!

7- Foi o pai que me disse – Astrid Desbordes e Pauline Martin (Portugal)

É um livro encantador e com belos diálogos, mostrando a construção de uma relação baseada na confiança que é estabelecida entre o pai e o filho através de respostas certeiras às perguntas curiosas feitas pelo pequeno Gonçalo.

Ganhei-o no Dia dos Pais e ele não saiu da minha mesinha de cabeceira até agora.

8- Pais sem pressa – Pedro Strecht (Portugal)

É um livro que trata do Slow Pareting, ou “pais sem pressa”, que é um movimento que começou nos Estados Unidos e que se expande pelo mundo afora convocando as famílias a trocarem esse ritmo frenético que replicamos aos nossos filhos por um novo tempo mais ocioso e de qualidade para e com eles.

Os benefícios são gigantescos e, se você ainda não ouviu falar sobre o tema, vale à pena começar por aqui.

9- Coraline – Neil Gaiman (e-book / EUA)

Comprei o e-book logo após assistir à esta fantástica animação, que ainda está disponível no Netflix, para apreciar com mais detalhes essa estória sinistra sobre a relação entre pais e filhos.

Aqui acompanhamos um trecho na vida da pequena Coraline, que se muda com os pais para uma nova casa, mas seus pais estão ocupados demais para se importarem com ela.

Então, ela descobre uma porta secreta na casa que a leva para um outro mundo igual ao que ela vive, mas com uma grande diferença: tudo é mais bonito e colorido, e os pais se preocupam muito mais com ela e a querem fazer feliz de todas as formas, só que…

Pois é, só lendo ou vendo – e vale muito à pena a reflexão.

10- A guerra – José Jorge Letria e André Letria (Portugal)

Um livro cinzento (como a capa) e pesado sobre a dura realidade da guerra, mas escrito com delicadeza e muito bem ilustrado sobre esse verdadeiro horror que ainda assola a humanidade.

Afinal de contas, na vida nem tudo são flores e este é um ótimo livro para os pais começarem a digerirem este assunto espinhoso de uma forma até poética antes de apresentá-lo para os filhos. 

Bônus – Um capuchinho vermelho – Marjolaine Leray (Portugal)

Este livro estava em destaque na área infantil da livraria e, enquanto minha filha escolhia alguns livrinhos nas prateleiras mais baixas, peguei-o para folhear… e acabei desistindo de ler para ela.

Mas não porque o livro é ruim, muito pelo contrário, pois trata-se da melhor versão que já vi e também a mais cruel.

A leitura é rápida e as ilustrações são maravilhosas de tão minimalistas, como se fosse um grande rascunho, e a recriação da estória é literalmente matadora.

Um verdadeiro “mimo” para os pais. 🙂

—————————————————————————–

E aí, gostou desta listinha? Quer compartilhar a sua comigo? Fique à vontade para comentar! 😉

Gostou?

Insira seu e-mail abaixo para receber gratuitamente novos artigos!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.